O Bloco de Esquerda anunciou os primeiros candidatos a deputados durante a reunião da Mesa Nacional no passado dia 15 de Dezembro, entre eles está Marisa Matias em 1º lugar pelo círculo eleitoral do Porto.
A antiga eurodeputada da Esquerda Europeia, eleita pelo Bloco de Esquerda, parece ter lugar garantido no parlamento português. O resultado pretendido para a eleição de um deputado no círculo eleitoral do Porto ronda os 3% a 4% das intenções de voto, um resultado que o Bloco conseguiu superar nas últimas eleições, garantindo assim dois deputados, não deixa de ser também importante salientar que desde a saída de Catarina Martins o partido tem obtido resultados mais sólidos nas sondagens.
Marisa Matias candidatou-se por duas vezes, com o apoio do próprio partido, à presidência da república, tendo obtido 10,12% nas eleições de 2016 e ocupado o terceiro lugar atrás de Sampaio da Nóvoa e Marcelo Rebelo de Sousa, já em 2021 o resultado da candidata desceu drasticamente para 3,95% e acabou por ocupar a quinta posição atrás de João Ferreira, André Ventura, Ana Gomes e novamente Marcelo Rebelo de Sousa.
Adicionalmente, outras nomeações foram anunciadas que incluem Mariana Mortágua, atual líder do bloco, em 1º lugar por Lisboa, ex-deputados Fabian Figueiredo e Jorge Costa ocupam respetivamente o 2º e 3º lugar pelo mesmo distrito, Joana Mortágua em 1º lugar por Setúbal e Moisés Ferreira, outro ex-deputado que garante o 1º lugar pelo distrito de Aveiro.
Mariana Mortágua, coordenadora do BE, anunciou que os restantes nomes serão submetidos a votação em janeiro e também destacou a importância de fortalecer a presença do partido no parlamento, enfatizando a necessidade de “travar a direita”.